Envira: Idam e Sepror entregam mais de 80 mil alevinos de tambaqui para fomentar a piscicultura - Envira News

Top Post

Post Top Ad

Ads 970x90

Post Top Ad

Ads 728x90

DESTAQUE

Bolsonaro sanciona novo piso salarial para enfermagem, mas veta reajuste anual automático

O presidente Jair Bolsonaro deu com uma mão e retirou com a outro. Sancionou o novo piso salarial para os profissionais de enfermagem mas ve...

5 de abr. de 2022

Envira: Idam e Sepror entregam mais de 80 mil alevinos de tambaqui para fomentar a piscicultura

Cerca de 50 piscicultores foram beneficiados com a ação

FOTO: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura de Envira, entregaram, no sábado (02/04), mais de 80 mil alevinos de tambaqui para piscicultores de Envira (distante 1.208 quilômetros de Manaus).

A entrega beneficiou mais de 50 piscicultores locais, que também receberam capacitação técnica do Idam sobre manejo da piscicultura (criação de tambaqui), para que fosse possível aprender as boas práticas na criação de peixes, desde o recebimento dos alevinos até a qualidade da água e alimentação dos peixes.

De acordo com o técnico agrícola em zootecnia, Mardem Augusto Mendes, após um ano do recebimento desses alevinos, a expectativa é chegar em uma média de 70 a 80 toneladas de pescado.

“Isso é um avanço para a piscicultura do município. Nós estamos visitando os produtores, fazendo a biometria, a recomendação técnica da quantidade de ração que o produtor precisa colocar para os peixes. Nossa missão é prestar todo esse apoio técnico” disse Mardem, ao destacar que a previsão é entregar mais 30 mil alevinos de tambaqui até a primeira quinzena de abril.

Incentivo

Para o piscicultor Wygre Gomes, da comunidade São Sebastião, estrada Manoel Cobrinha, a ação do governo vai facilitar o trabalho realizado pelos piscicultores na região.

“Eu como produtor fico feliz, porque para os alevinos chegarem até a gente estava saindo muito caro. E agora com a ação do governo facilitou muito a nossa vida. Nós vamos poder cuidar, produzir para lá na frente levar alimentação não só para gente, mas também para outras famílias”, disse Wygre.

Atualmente o município conta com 96 piscicultores, que atuam em uma área alagada de aproximadamente 30 hectares de lâmina d ‘ água.

“Essa é uma ação na qual vemos que está sendo retomada a questão do apoio aos produtores de Envira. O peixe vem trazer uma esperança àquilo que tinha parado e, agora, estamos retomando. O curso foi muito bom e fez a gente ficar mais atento às perdas que temos, se não tivermos conhecimento sobre a quantidade de ração a ser dada aos peixes”, finalizou o produtor Elizeu Xavier, da comunidade Espinheiro I.

Fonte: Por Agência Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Top Ad

Ads 728x90