Surto de H3N2 se alastra por todo o Brasil - Envira News

Ultimas

Post Ads

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Surto de H3N2 se alastra por todo o Brasil


Um surto de H3N2, um subtipo de influenza vírus A, está se alastrando por alguns estados do país. Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que a cidade teve aumento de 239% na média de atendimentos a casos gripais. A Secretaria Municipal de São Paulo registrou, nas primeiras duas semanas do mês, 82% do número de casos de síndrome gripal contabilizados em todo o mês de novembro. Em Salvador (BA) , um mesmo surto está acontecendo.

O vírus, cuja variante de chama Darwin, causa sintomas parecidos com os de uma gripe comum: febre alta, acima dos 38 ºC, dor no corpo, dor de garganta, dor de cabeça, espirros, tosse, coriza, calafrios, cansaço excessivo, náuseas e vômitos, diarreia (mais frequente em crianças) e moleza. A doença acomete, principalmente, crianças, idosos e gestantes, mas todos estão suscetíveis à infecção.

Em Salvador, já são 14 casos de H3N2, tendo uma idosa de 80 aos falecido em decorrência do surto.  Minas Gerais e Espírito Santo têm registrado alta nos casos de gripe e estão em alerta.

De acordo com especialistas entrevistados pelo g1, um ponto de alerta é a vacina contra a gripe, aplicada há 6 meses, que ainda não tem uma ação contra essa versão viral. O uso de máscaras e o distanciamento social são importantes medidas profiláticas. Em caso de contração da infecção, é necessário se isolar entre cinco e seis dias após os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads