Sul da Bahia sofre com fortes chuvas - Envira News

Ultimas

Post Ads

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Sul da Bahia sofre com fortes chuvas

Desde a última terça-feira (7/12), a chuva atinge duramente dezenas de cidades do sul da Bahia. As regiões de Itamaraju, Prado, Jucuruçu, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itacaré e Canavieiras foram algumas das atingidas pelos fortes temporais, que já duram mais de 48 horas.

“Eu não vejo ninguém do governo ajudando. Ninguém cria um plano de evacuação. Eles vão esperar essa água subir mais pra tirar a população de lá? Pessoas vão ter que morrer, a água vai ter que levar todo mundo?”, diz a moradora de Vila Velha (ES).

Além disso, uma das principais pontes do município está correndo risco de cair, obrigando os moradores das duas cidades a fazer a travessia a pé. Grávidas e pacientes em tratamento de hemodiálise estão sendo retirados por helicópteros e sendo encaminhados para hospitais vizinhos.

Além da ajuda da própria população, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) enviou três caminhões com água, colchões, lençóis, travesseiros, lonas e cestas básicas para as pessoas desabrigadas. Os produtos serão entregues em Itamaraju, e, de lá, seguirão para os outros municípios atingidos pelas chuvas.


Um avião decolou de Salvador nesta quinta-feira (9/12), transportando nove bombeiros militares que atuam na operação. Helicópteros partem tanto da capital quanto da Base Avançada de Barreiras (BA) e são encaminhados para as áreas onde a situação está mais crítica.

Pacientes que se encontravam ilhados em Cumuruxatiba, na cidade de Prado, foram levados para a sede do município e receberão atendimento médico.

Integrantes do Corpo de Bombeiros que estavam de licença ou férias, mas em condições de trabalhar, foram convocados a retornar ao serviço para participar da força-tarefa. Além disso, todas as unidades da corporação localizadas no interior da Bahia se transformaram em pontos de coleta de donativos para os desabrigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads