Jovem de 25 anos se suicida no Recife, após denunciar chefe por abuso e violência sexual - Envira News

Ultimas

Post Ads

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Jovem de 25 anos se suicida no Recife, após denunciar chefe por abuso e violência sexual

Mais um caso de violência contra a mulher termina em morte no Recife. A cozinheira e estudante de gastronomia Luanna Santos Fernandes Ribeiro, 25 anos, foi estuprada dentro do restaurante em que trabalhava no dia 5 de novembro e se suicidou 12 dias depois, deixando uma filha de 1 ano e 8 meses. 
Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O.) feito pela vítima no dia 12 do mesmo mês, o acusado é Maurício Francisco dos Santos, 57, à época chef de cozinha na mesma pizzaria em que ela era empregada, a Laponi Pizza e Pasta, localizada no bairro de Apipucos, Zona Norte da capital pernambucana.

Passado quase um mês da denúncia e sem a conclusão do inquérito policial, familiares e amigos que formam o coletivo independente #JustiçaporLuanna pedem celeridade nas investigações.

O B.O. ao qual o Brasil de Fato Pernambuco teve acesso - e que inclui um pedido de medida protetiva - descreve as violências que Luanna relatou ter vivido. No documento, a jovem denunciou que estava em serviço quando, por volta das 20h, foi seguida até o vestiário do estabelecimento por Maurício, que a empurrou contra os armários, a agrediu fisicamente e a violentou sexualmente. No dia seguinte, ele ainda teria oferecido R$ 10 para que ela comprasse uma pílula do dia seguinte.

O suspeito pelo crime segue em liberdade enquanto a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) realiza as investigações por meio da 1ª Delegacia da Mulher de Santo Amaro. O coletivo que age em nome de Luanna aguarda uma resolução do caso para tomar os passos seguintes na busca por justiça. A reportagem questionou o órgão sobre qual seria o prazo para a finalização do inquérito e se a medida protetiva chegou a ser expedida e cumprida.

Em nota, o órgão comunicou que “para não atrapalhar o bom andamento da investigação, maiores informações só poderão ser fornecidas após a conclusão do inquérito.”

O texto informa apenas que a polícia “registrou, através da 1a Delegacia de Polícia da Mulher, em Santo Amaro, ocorrência de Estupro (consumado), no dia 12 de novembro. A vítima, uma mulher de 25 anos, afirma que sofreu violência sexual por parte do autor, um homem de 57 anos, dentro de um estabelecimento comercial no bairro do Poço da Panela. As investigações foram iniciadas de imediato e seguem até total elucidação do fato.“

Alguns dispositivos eletrônicos podem ajudar na elucidação do crime. No B.O. consta que, em um caso de assédio, Maurício teria enviado um vídeo pornográfico para o telefone da jovem. Por conta disso, o celular seria uma das peças fundamentais para a conclusão do inquérito. 

O grupo que reúne familiares e amigos da vítima torce para que seja possível recuperar o conteúdo do aparelho quebrado, que está em posse da polícia. Além disso, embora não tenha havido testemunhas do crime, a pizzaria contava com um câmeras de monitoramento que podem ter filmado o corredor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads