Projeto Desvendar chega a Manaus unindo esporte e sustentabilidade - Envira News

Ultimas

Post Ads

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Projeto Desvendar chega a Manaus unindo esporte e sustentabilidade

Iniciativa, que contará com aulas de atletismo e ginástica rítmica, é realizada pelo Instituto Incentivar e começa em outubro


Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Esporte (Fase 1) já tem as primeiras cidades definidas para começar. A iniciativa, que visa promover esporte e sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva, desembarca primeiro em Manaus, capital do Amazonas, onde teve seu lançamento oficial no último dia 18. O projeto também será realizado em Holambra (SP).

Cerca de 420 alunos de sete escolas, com idade entre 10 e 14 anos, passarão por uma série de atividades de atletismo e ginástica rítmica, nas quais aprenderão sobre as práticas esportivas e a importância da sustentabilidade por meio da criação dos próprios materiais, vindos de reciclagem.

Ao todo, serão 12 meses de duração, divididos em etapas: treinamento dos professores, seleção das escolas, avaliação, primeiro contato e "mãos à obra", na qual os alunos serão estimulados, de maneira orientada, a organizarem equipes, formatos, regras e materiais, construindo o processo junto aos professores, e não passivamente.

O "ano esportivo" terminará em um festival de encerramento, utilizando as arenas e as ferramentas construídas ao longo do projeto. "Visamos criar benefícios concretos para a rede municipal de educação, visto que neste ano teve Olimpíadas, então trazer um projeto que ressalte a importância dos esportes na vida das crianças impulsiona a inovação. Por outro lado, quando as iniciativas pública e privada estão imbuídas no mesmo objetivo, de melhorar a vida do cidadão com a prestação de serviços, conseguimos atingir metas maiores e melhores", destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.

O Desvendar

A ideia surge da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.

O coordenador do projeto, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, afirma que unir esporte e sustentabilidade é muito importante para o aprendizado. "São dois temas com muita interrelação, que têm como fonte transversal o processo educativo, também diretamente ligados às ODS. O meio de difusão é a escola, fazendo chegar, às crianças e jovens, por meio de atividades prazerosas, lúdicas e educativas, próprias à prática esportiva educacional", explica.

Seleção das escolas

O processo seletivo dos colégios foi feito por indicação das secretarias de educação dos municípios. Para estar apta, a instituição deve fazer parte da rede pública, atender alunos do 5º ao 9º ano e ter condições de infraestrutura para o desenvolvimento das modalidades propostas, recebendo, em sua região, crianças e jovens em vulnerabilidade social.

Vagas

Recém-lançado, o projeto está com oito vagas de trabalho abertas para os cargos de coordenador técnico (duas vagas), professor (duas vagas) e estagiário (quatro vagas) e podem se candidatar formados na área - Licenciatura Plena e Bacharelado - (professor e coordenador) e estudantes de educação física (estagiário). Interessados devem enviar currículo para desvendaresporte@gmail.com .

Desvendar Esporte Fase 1

O Projeto Desvendar Esporte Fase 1 é realizado pelo Instituto Incentivar por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania com patrocínio de Águas de Manaus.

Patrocinador máster AEGEA

Criada em 2010, a AEGEA é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje, são mais de 21 milhões de pessoas atendidas em 15 municípios, de Norte a Sul do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads