Pular para o conteúdo principal

Primeira capacitação do Garantia Safra 2021/2022 do Amazonas tem inscrições abertas

Programa do Governo Federal é coordenado pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror)

Estão abertas as inscrições para a primeira capacitação dos municípios do Amazonas que irão operacionalizar o programa Garantia Safra 2021/2022. As inscrições para o Curso de Qualificação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável podem ser realizadas pela plataforma da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), por meio do link https://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=266. Os interessados devem realizar sua inscrição até sexta-feira (22/10).

O Garantia Safra é um programa do Governo Federal, coordenado no Amazonas pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). O objetivo da iniciativa é beneficiar agricultores familiares que sofreram perdas severas da safra em razão de fenômenos climáticos.

Sobre o curso – O curso terá uma carga horária de 12 horas, sendo totalmente on-line e gratuito, com certificação após a conclusão.

O treinamento virtual capacitará os técnicos das Unidades Locais (Unlocs) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), dos Conselhos Municipais de Assistência Social e Secretarias de Produção, dos municípios que estão passando pelo processo de implementação do programa para a safra 2021/2022.

No Amazonas, a implementação do programa está sendo iniciada pela bacia do Rio Juruá, contemplando os municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá.

O coordenador estadual do Garantia Safra no Amazonas, Heitor Liberato Júnior, afirma que essa turma é exclusiva para o estado do Amazonas e terá número de vagas ilimitado, de modo que nada impede a participação dos demais municípios do estado.

“Esse curso é importante, pois os órgãos vão conseguir conhecer como se operacionaliza o Garantia Safra dentro do município. Com isso, teremos um melhor desempenho no desenvolvimento do Programa no Amazonas”, ressalta Heitor.

Devido à dificuldade de acesso à internet no interior do estado, o curso ficará disponível na plataforma da Enagro, do dia 1º até o dia 16 de novembro.

Garantia Safra – O Garantia Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, um e meio (1,5) salário-mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, quando tiverem perdas de produção superiores a 50%.

O programa tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda severa de safra, ocasionada por estiagem ou cheia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.