Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro sacode mercados pelo “auxílio” que não veio

Por: Fernando Brito
Cancelado meia hora antes de seu anúncio solene no Palácio do Planalto, o lançamento do novo “Auxílio Brasil” foi deixado para não se sabe quando, embora tenha provocado estragos no mercado financeiro: dólar a R$ 5,58 – depois de ter alcançado os R$ 5,60 – e perda de mais de 3% na Bolsa De Valores, tudo foi cancelado e adiado sine die.

A conversa de que o adiamento deveu-se a dúvidas sobre como adequar a “furada do teto de gasto” à Lei de Responsabilidade Fiscal é para boi dormir, porque o programa poderia ter sido anunciado genericamente e esperar o detalhamento legal, nos próximos dias.

A provável razão é política, pois a equipe de Paulo Guedes é “tetista”, no sentido de teto, fervorosa, como o chefe, com a diferença que ele é antes tetista , no sentido de teta, acima de tudo.

Só que faz tempo que os simulacros de política econômica saíram de suas mãos e ele foi atropelado por um Centrão que fala a Bolsonaro que manter a teta é mais importante que manter o teto e é exatamente isso que ele quer ouvir.

Já Paulo Guedes prefere os autoenganos de dizer que “a economia está voando“, quando o que voa são a inflação e o câmbio.
É provável que logo saibamos dos bastidores desta crise que adiou os disparos das bombas V-2 que Bolsonaro prepara para sua blitzkrieg eleitoral. Como a equipe da Economia está louca para sair como “mártires da economia de mercado” degolados pela demagogia de Bolsonaro – há uma boa acolhida para todos eles no mercado financeiro – do que ficarem como cúmplices do desastre da incompetência deste governo, é provável que logo tenhamos inconfidências.

Já corre que o secretário especial do Tesouro, Bruno Funchal. já teria comunicado Guedes de que não aceita qualquer medida que libere de recursos driblando o teto de gastos, e certamente há outros que analisam o que será para suas carreiras ficarem como coveiros do teto de gastos.

O estrago, porém, já foi feito no mercado, que, mesmo depois do adiamento, quase nada recuou nos seus índices catastróficos. Não são bobos e sabem que Bolsonaro não pode recuar de seu número cabalístico de 400 reais. E que, para resistirem à pressão para que este valor seja ainda maior e chegue a mais pessoas, terá de brindar os deputados e senadores com mais emendas, para as quais não há dinheiro no Orçamento.

O Centrão, pela boca de Ciro Nogueira, já garantiu que o dinheiro será fora do teto e o mercado sabe que ele manda mais do que Guedes.

Mas calma que ainda não é tudo: há o embrulho dos combustíveis, no qual a Petrobras já acena com falta de abastecimento, os caminhoneiros prometem uma greve em que ninguém acredita para o dia 1°, e Bolonaro prometendo “resolver” o problema do diesel até o final da semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.