Prefeitura de Manaus prevê vacinar 80% da população no início de outubro - Envira News

Ultimas

Post Ads

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Prefeitura de Manaus prevê vacinar 80% da população no início de outubro

Estratégias da prefeitura e comprometimento da população resultaram em percentuais acima da média nacional

Foto: Camila Batista / Semsa

A Prefeitura de Manaus, que ultrapassou a marca de 2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 aplicadas na população, prevê vacinar 80% do público maior de 12 anos até o próximo dia 8 de outubro. O cálculo é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que monitora indicadores da vacinação contra o novo coronavírus em tempo real.

O cenário nacional é um pouco mais otimista, mas, segundo especialistas, enfrenta dificuldades na aplicação da segunda dose por parte da população, que precisa se conscientizar. O Ministério da Saúde tem divulgado que, se o planejamento da pasta ocorrer sem imprevistos, o Brasil terá 100% de sua população vacinada contra o coronavírus até o dia 31 de outubro.

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, essa previsão resulta da aceleração do Programa Nacional de Imunização (PNI) e da entrega antecipada de doses por institutos nacionais e laboratórios internacionais. Em entrevista à imprensa, Queiroga disse ainda que o governo encara com tranquilidade o cumprimento de prazos e expectativas divulgados e que as remessas de imunizantes continuarão em fluxo constante para os estados brasileiros.

Na avaliação do prefeito de Manaus, David Almeida, esses fatores influenciaram diretamente no combate à covid-19 na capital. "O aumento no número de doses enviadas pelo governo federal foi preponderante para que atingíssemos a meta de 2 milhões de doses aplicadas. Agora queremos dobrar esse percentual para podermos pensar na liberação de eventos", destaca.

Foto: Camila Batista / Semsa

A secretária de saúde de Manaus, Shádia Fraxe, complementa que o avanço da vacinação em Manaus se deve também a estratégias que facilitam o acesso à vacina, ao comprometimento da população e também à dedicação dos profissionais envolvidos na campanha. "O resultado é claro. Temos percentuais acima da média nacional", resumiu.

De fato, segundo o médico especialista em doenças infecciosas Werciley Júnior, ter 80% da população com as duas doses no braço já no início de outubro é um bom indicativo de que a pior fase da pandemia esteja com os dias contados. "Inclusive porque hoje no Brasil temos 65% da população vacinada, mas apenas 40% com as duas doses. Algumas cidades como Manaus estão à frente desses indicadores", analisa.

O médico lembra que a vacinação completa com duas doses ou dose única é a maneira mais eficaz e coerente de reduzir a formação de variantes do novo coronavírus. "Um dos principais desafios de estados e municípios é garantir que a população tome a segunda dose da vacina e complete a imunização", cita.

Análise estatística

A diretora do departamento de Informação, Controle e Avaliação da Semsa de Manaus, Sanay Pedrosa, explica que 17% da população da cidade Manaus ainda não tomou a primeira dose da vacina. Por isso, os sistemas de informação não preveem quando 100% da população estará imunizada.

"A análise estatística é feita por meio dos dados das pessoas que tomaram a vacina e entraram no sistema. Sem a totalidade do público estimado com a primeira dose no braço, nossa análise chega a no máximo 80%", detalha.

Ritmo de vacinação

Atualmente, Manaus tem uma população vacinável, com idade superior a 12 anos, estimada em 1.785.793 pessoas. Deste total, 40% está completamente vacinada contra o novo coronavírus. Entre elas, 84% tomaram a primeira dose do imunizante, 39% tomaram a segunda e 1,4% foram vacinados com dose única. Os dados são do Vacinômetro e foram consultados nesta terça-feira (15).

Foto: Camila Batista / Semsa
FONTE: Prefeitura de Manaus / Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads