Pular para o conteúdo principal

Mais de 5 mil profissionais do SUS devem receber qualificação gratuita do Einstein na atenção e cuidado ao idoso por meio do PROADI-SUS

Com cerca de 75% da população idosa dependente do sistema público de saúde para acompanhamento médico, o hospital disponibiliza cursos e protocolos de atendimento

O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre de maneira progressiva em todo o mundo, e que coloca luz na necessidade de uma assistência de qualidade aos idosos. Para acompanhar esse movimento e garantir boas-práticas no cuidado desses indivíduos, o Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Ministério da Saúde no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), conduz o projeto de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no SUS.

Somente em 2021, cerca de 2.500 profissionais em 14 Unidades Federativas do país foram contemplados pelo programa que prevê, até o final de 2023, a realização de 5.400 capacitações.

O projeto, que existe desde 2009, oferece mais de 120 horas de aulas - atualmente, na modalidade de educação à distância (EAD) - com foco na organização e qualificação da Rede de Atenção à Saúde para equipes multidisciplinares - como gestores de hospitais, médicos geriátricos, enfermeiros e fisioterapeutas - acompanhadas por tutores durante todo o curso.

Todos os alunos recebem a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, e sua ficha espelho, como ferramenta de consulta, a fim de auxiliá-los no desenvolvimento de uma avaliação multidimensional, para a oferta de ações de cuidado e assistência, que atenda as necessidades das pessoas idosas. Ao final do curso, os profissionais capacitados receberão o certificado de conclusão assegurando o exercício das práticas aprendidas.

Para a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa - COSAPI, do Ministério da Saúde, o impacto que o projeto fornece é de grande relevância para a saúde pública. "Atualmente, cerca de 75% dos idosos do país dependem exclusivamente do SUS para a realização de consultas e acompanhamento de equipes multidisciplinares - por isso, é fundamental a existência de práticas e protocolos assistenciais de excelência no acompanhamento deles. É por meio desse tipo de iniciativa que garantimos o cuidado integral à saúde da pessoa idosa.

Sandra Alves Barbosa, líder da iniciativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein, acredita que o conhecimento desenvolvido no projeto é fundamental para garantir a excelência e respeito no atendimento dessas pessoas em todo o Brasil:

"A capacitação equaliza a qualidade do serviço de assistência ao idoso de norte a sul do país. Quando levamos as mesmas orientações para os serviços de saúde, estabelecemos uma medida justa a toda a população. Além disso, é perceptível a sensibilidade que os alunos desenvolvem ao passar pelo projeto, oferecendo melhor acolhimento do ponto de vista clínico, psicossocial e funcional", afirma.

Por meio do projeto, além das aulas, são previstas tele consultorias síncronas entre os alunos e equipes do Hospital Israelita Albert Einstein, com discussões sobre conceitos relacionados ao envelhecimento e à COVID-19, como prevenção, manejo e cuidados com a pessoa idosa pós-COVID, auxiliando esses profissionais também no enfrentamento a pandemia.

Após os encontros, os profissionais são orientados a realizar avaliações multidimensionais, permitindo a compreensão ampliada e integral do estado de saúde e acompanhamento integral da pessoa idosa, a fim de garantir a autonomia e independência em suas atividades cotidianas.

"Ter hoje, no SUS, práticas e profissionais preparados para esse tipo de atendimento é garantir mais qualidade de vida para todos nós no futuro", conclui Sandra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.