Pular para o conteúdo principal

Folclore brasileiro sob uma nova perspectiva

Floresta Amazônica é cenário de fantasia infantojuvenil escrita pela paulista Tatiana Corrales; preservação ambiental e tradições indígenas recheiam a aventura

Elena é o nome do meio da escritora Tatiana Corrales e não coincidentemente originou o título do lançamento literário da paulista. Elena e o Resgate do Pequeno Xugo é uma fantasia infantojuvenil que ficou por dez anos guardada apenas na mente da autora e, agora, apresenta o folclore brasileiro sob uma nova perspectiva para crianças a partir de oito anos.

Noções de preservação ambiental, tradições indígenas e vocábulos estrangeiros apareceram na narrativa. Isso porque a protagonista, no auge dos dez anos, deixa Nova Iorque, onde mora com o pai, para passar férias na casa dos avós maternos na Floresta Amazônica, no Brasil. Além de enfrentar o choque cultural, algumas circunstâncias inesperadas levam Elena a descobrir que histórias sobre o folclore brasileiro são surpreendentemente verdadeiras.

Três novos e inusitados amigos abrem a mente da protagonista para todas as aventuras que ela pode viver durante as férias. Junto com o mico-leão-dourado, uma debochada saci-pererê e um boitatá, ela descobre segredos sobre seu passado e de sua mãe, que faleceu quando ainda era bebê. Em meio aos conflitos e incertezas de quem realmente é, Elena ainda vai enfrentar os malignos curupiras para resgatar o pequeno indígena Xugo.

As lágrimas escorriam sobre minhas bochechas e eu sentia vergonha por isso. Kaue não se abalou e continuou:

– Bobagem, Elena! Aceite a sua origem. Você pode não ter poderes, mas “normal” você não é! Só pelo fato de você ser filha de um ser natural, você já é uma de nós.

Eu ainda chorava e nem sabia exatamente o motivo. Só sentia uma dor no peito e muita vontade de me jogar na minha cama e lá ficar até esquecer toda aquela história.

(Elena e o Resgate do Pequeno Xugo, p. 163)

Será o retorno para Nova Iorque o fim da amizade entre os personagens? É possível que os nomes do folclore brasileiro façam turismo em outros países? Elena e o Resgate do Pequeno Xugo é um resgate de personalidades tão carismáticas da cultura brasileira que ficam esquecidas com o deixar da infância.

FICHA TÉCNICA:

Título: Elena e o Resgate do Pequeno Xugo

Autora: Tatiana Corrales

Editora: Editora Dialética

ISBN: 978-658980858-9

Páginas: 330

Formato:  15,5 x 23 cm

Preço: R$ 45,90

Links de venda: Amazon e site da autora

Sobre a autora: 

Tatiana nasceu e mora em Santo André, São Paulo. Pós-graduada em Gestão de Projetos, atuou na área de tecnologia por 16 anos e desde 2018 se dedica a carreira de escritora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.