Pular para o conteúdo principal

Estudantes de Barreirinha (AM) criam projeto para conscientizar a comunidade sobre o descarte do lixo

Preocupadas com acúmulo de lixo em Freguesia do Andirá, alunas colocam a mão na massa e desenvolvem ações para educar população local em meio à pandemia.

De acordo com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2020, aproximadamente 50% das cidades brasileiras despeja resíduos em lixões, ou seja, em depósitos irregulares. As estatísticas apontam também que mais de 17 milhões de brasileiros não têm coleta de lixo nas residências e apenas cerca de 4% dos resíduos são reciclados. Por isso, com o intuito de solucionar o problema de lixo na cidade, estudantes da Escola Estadual Antônio Belchior Cabral, em Barreirinha (AM), criaram o projeto Reutilizar para Conservar. A iniciativa foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

A ideia surgiu ao observarem que, com o crescimento populacional da região, aumentava a quantidade de lixo. Muitos moradores da região não tinham informações sobre a forma correta de descartar o lixo e acabavam jogando em ruas, praias, e nos rios. Para transformar essa realidade, as estudantes entenderam que a educação ambiental seria uma saída para conscientizar a comunidade em relação às boas práticas com o meio ambiente. Para colocar o projeto em prática, elas realizaram uma pesquisa sobre os principais tipos de lixo que são produzidos na escola, nas residências e nas praias de Barreirinha.

Depois de trocar ideias e planejar, uma das primeiras ações do grupo foi ampliar uma atividade que a comunidade já realiza, que é o mutirão para limpeza da praia. A equipe também realizou oficinas de reutilização do lixo com os moradores da cidade e compartilharam suas experiências sobre os trabalhos de reciclagem utilizando objetos de casa. Além de produzir materiais didáticos e lixeiras feitas com garrafas pet e placas com frases de conscientização ambiental, que foram fixadas em pontos estratégicos nas ruas e praias da região. Quando for possível, os alunos pretendem continuar conscientizando não só alunos e professores, como também a população em geral do distrito, pois o cuidado com o meio ambiente é urgente e precisa ser contínuo.

Inscrições abertas: Premiação do Desafio 2021

As inscrições para a Premiação do Desafio Criativos da Escola 2021 estão abertas até 04/10. Nesta etapa, estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, apoiados pelos seus educadores, podem inscrever seus projetos de transformação que tenham ao menos uma ação realizada. Serão selecionados até 50 grupos que receberão R﹩ 2 mil para investir no projeto, além de serem nomeados como Embaixadores(as) Criativos da Escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.