Pular para o conteúdo principal

Desinformação por parte de usuários do PIX facilita a ação de golpistas

Popularidade do sistema de transferência causa aumento das tentativas de golpes e fraudes; especialista dá dicas para se proteger

Desde que foi inaugurado no Brasil, em novembro de 2020, o PIX tem conquistado cada vez mais usuários. Segundo uma pesquisa da (Febraban) Federação Brasileira de Bancos, o crescimento médio mensal do número de adeptos é de 18%. No entanto, essa popularidade do sistema de transferência também traz consigo alguns problemas, principalmente em relação à segurança do usuário. A praticidade e velocidade do PIX tem atraído a atenção de golpistas que se aproveitam do desconhecimento e da ingenuidade de muitos usuários.

Apesar da inauguração relativamente recente, já existe uma série de modalidades de golpes via PIX. Os mais comuns são o contato de funcionários falsos de bancos e instituições financeiras, a invenção do sequestro de parentes ou amigos e a clonagem da conta do WhatsApp para pedidos de transferências aos contatos.

Segundo o professor Leandro Silva, que é coordenador dos cursos de gestão EAD no Centro Universitário Newton Paiva , a redução do risco de ser vítima de algum desses golpes depende, em grande parte, da conscientização dos usuários. "Hoje em dia as pessoas praticamente levam seus bancos em seus smartphones. Assim sendo, é preciso estar mais atento, se prevenir e suspeitar de qualquer informação que seja solicitada ou enviada", recomenda.

A principal dica de Leandro é que os cidadãos se informem sobre os procedimentos das instituições financeiras para identificar as tentativas de golpe com mais facilidade. "Como o banco já possui todos os dados do cliente, não existe necessidade de entrar em contato posteriormente solicitando confirmação, muito menos via WhatsApp ou mensagem de texto. Sempre desconfie de pedidos de informações pessoais ou links enviados por aplicativos de mensagens", recomenda.

Outra forma de enganar os usuários do PIX é por meio de fake news. Uma das que tem circulado nos últimos meses diz que houve uma falha no sistema que permite ao usuário receber de volta o dobro de valores transferidos para uma determinada chave (a do golpista). No entanto, trata-se de uma informação falsa. Não há registros de nenhuma falha no sistema até o momento. Se o usuário tiver qualquer suspeita ou dúvida em relação a isso, o melhor caminho é buscar informações oficiais.

Além disso, também é importante redobrar os cuidados com o aparelho de telefone. "Quando nosso smartphone se torna uma miniagência bancária, nosso cuidado com ele deve aumentar. Usar um bom antivírus, ativar verificação em duas etapas para os principais aplicativos e manter um sistema de proteção de acesso são algumas medidas simples, mas que podem fazer grande diferença", finaliza o professor da Newton Paiva .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.