Pular para o conteúdo principal

Inquérito sobre milícia digital: PF pede ao STF que CPIs repassem dados de assessores bolsonaristas

Polícia Federal solicita ao Supremo que CPI da Covid e CPMI das Fake News transmitam dados de quebra de sigilo de assessores bolsonaristas ligados à possível milícia digital criada a partir do chamado "gabinete do ódio".

Em meados de julho, a Polícia Federal formalizou a abertura do inquérito que vai investigar indícios de atuação de uma milícia digital com o objetivo de atentar contra a democracia e o Estado de Direito, conforme noticiado. 

No âmbito dessa investigação, hoje (3), a PF pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que solicite o compartilhamento de dados à CPI da Covid e à CPMI da Fake News, ambas em andamento no Congresso Nacional, segundo o G1.

Os policiais querem obter, da CPI da Covid, os dados de quebra de sigilo telemático e telefônico de assessores e ex-assessores do governo Bolsonaro, além de um assessor do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

À CPMI das Fake News, são solicitados dados sigilosos, laudos técnicos e informações telefônicas. Os pedidos são assinados pela delegada Denisse Ribeiro. Caberá ao ministro Alexandre de Moraes analisar o pedido. O inquérito que investiga a milícia também foi aberto por Moraes.

A PF solicitou a quebra de sigilo e os dados das seguintes pessoas: Tercio Arnaud Tomaz, José Matheus Salles Gomes, Mateus Matos Diniz, Ligia Nara Arnaud Tomaz, Allan Lopes dos Santos e Carlos Eduardo Guimarães, segundo a mídia.

Na investigação sobre a milícia digital, a PF apura indícios não só sobre o suposto atentado contra o Estado de Direito, mas também o fato de o grupo ter sido abastecido com verba pública.

Entre os nomes que entraram na mira da PF no pedido de acesso à quebra de sigilo, estão assessores da presidência da República acusados de integrar o chamado "gabinete do ódio", que seria encarregado de promover ataques virtuais nas redes sociais contra desafetos da família Bolsonaro e adversários do governo.

Fonte: Sputnik Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.