Pular para o conteúdo principal

Manaus inicia vacinação de toda a população acima dos 18 anos

Pessoas de 18 a 59 anos sem comorbidades residentes na capital serão atendidas de forma escalonada, em ordem decrescente de idade


Depois de avançar no atendimento dos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus abre nesta quarta-feira, 2/6, a imunização da população de 18 a 59 sem comorbidades residente na capital. O atendimento será feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de forma escalonada, em ordem decrescente de idade, começando pelos de 58 e 59 anos. A vacinação segue ao longo da semana, contemplando as pessoas de 56 e 57 anos na quinta-feira, 3/6, e as de 55 anos na sexta-feira, 4/6.

"Este é um momento muito esperado e de muita emoção. Desde janeiro, o município vem realizando uma campanha transparente e eficiente, que é modelo para o resto do país, atendendo a ordem de prioridade dos grupos mais vulneráveis, que agora chega ao momento de oferecer a vacina para todos os que ainda não foram vacinados", comemora o prefeito Davi Almeida.

Em coletiva de imprensa realizada na sede da Semsa, na manhã desta terça-feira, 1º/6, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que a abertura da campanha para a população geral foi recomendada pelo Ministério da Saúde aos municípios que já alcançaram os grupos de maior risco para formas graves da Covid-19 e que já estejam sem ou com demanda reduzida para vacinação desses públicos.

"Como atendemos a esses critérios, assim que foi publicada a Nota Técnica 717/2021 no último dia 28, começamos a definir as estratégias de atendimento dessa população ampliada e vamos seguir a recomendação de que a vacina para o público geral ocorra de forma concomitante aos grupos prioritários", afirmou a secretária, destacando que o avanço da vacinação para o público geral foi pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Dados do IBGE mostram que a população de 18 a 59 anos, residente em Manaus, é de 1.304.524 pessoas. Dessas, segundo Shádia, 220,3 mil já foram vacinadas contra a Covid-19 em grupos prioritários anteriores, como os trabalhadores da saúde, da educação, do transporte, pessoas com comorbidades, povos tradicionais (ribeirinhos e quilombolas), gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente, e outros, elencados como a população de maior vulnerabilidade e risco associado ao novo coronavírus. Conforme estimativa da Semsa, entre 55 e 59 anos, são 47,8 mil as pessoas ainda não vacinadas.

Shádia Fraxe orientou que o público faça o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), para garantir mais segurança no registro dos dados pessoais e agilidade na hora de se vacinar. Aberto no mês de março e depois fechado para priorizar os grupos que foram sendo contemplados na campanha, o Imuniza já está reaberto para todos os usuários. Levantamento do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) mostra que os cadastros feitos previamente na plataforma chegam a 233 mil pessoas com idade entre 18 e 59 anos.

De acordo com a secretária, o calendário das faixas etárias abaixo de 55 anos será definido semanalmente, levando em conta a disponibilidade de vacina. "Vamos iniciar com o remanejamento de doses e aguardar as próximas remessas para garantir que não falte vacina para os contemplados a cada semana, nem para a segunda dose dos que forem vacinados", assegurou a secretária. Ela disse que a Semsa também estuda ampliar e diversificar os postos de atendimento, com novas opções de locais e horários para os usuários.

Atendimento

O público de 55 a 59 anos será vacinado em seis pontos de vacinação já tradicionais montados pela prefeitura: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Universidade Paulista (Unip), Clube do Trabalhador do Sesi/AM, Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), supermercado Coema e Balneário do Sesc/AM.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia) que demonstre que o usuário é morador de Manaus.

Os que realizaram o cadastro no Imuniza devem acessar o sistema e escolher a opção "Consultar 1ª Dose" para saber a data e o local em que irá receber a vacina. Quem não se cadastrou poderá se dirigir ao ponto de vacinação mais próximo, com os documentos obrigatórios.

Dois pontos de vacinação não estarão disponíveis para a população geral. O ponto do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte, será, a partir desta quarta-feira, 2/6, único e exclusivo para os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente. Já o posto da Escola de Enfermagem de Manaus, na zona Sul, será único e exclusivo para remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e forças armadas.

Até o momento, a Prefeitura de Manaus aplicou 675 mil doses de vacina contra a Covid-19 na capital. Dessas, 398,5 mil foram primeiras doses e 276,3 segundas doses.

Os grupos prioritários já atendidos na campanha municipal são os trabalhadores da Saúde, idosos de 60 anos e mais, pessoas de 60 anos e mais vivendo em instituições de assistência, pessoas com deficiência vivendo em instituições de assistência, ribeirinhos, quilombolas, Pessoas com Deficiência Permanente grave (PcD), pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da Educação, pessoas em situação de rua, forças de Segurança e Salvamento, trabalhadores do transporte aéreo e trabalhadores aeroportuários.

Os próximos grupos a serem contemplados, finalizando o elenco de públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, são os dos trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros e caminhoneiros, que começam a ser vacinados no próximo sábado, 5/6; e os funcionários e população do Sistema de Privação de Liberdade, que serão vacinados a partir da próxima segunda-feira, 7/6.

  • Calendário - 55 a 59 anos
  • Quarta-feira, 2/6 - 58 e 59 anos
  • Quinta-feira, 3/6 - 56 e 57 anos
  • Sexta-feira, 4/6 - 55 anos

Documentos obrigatórios

Identidade original, com foto

CPF

Comprovante de Residência (original e cópia)

Pontos de vacinação - 55 a 59 anos (Geral)

Zona Norte

Estacionamento do supermercado Coema, avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel, zona Norte

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (avenida Silves, 2.222- Crespo)

Universidade Paulista - Unip (avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro)

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM (avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1)

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM (avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto) Centro de Convenções de Manaus - Sambódromo (avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.