Pular para o conteúdo principal

Livros infantojuvenis para desenvolver a consciência ambiental

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho

As crianças com que você convive conhecem a importância dos impactos ambientais na nossa sociedade? O Brasil, por exemplo, é um dos países com maior biodiversidade do mundo, com vários biomas e espécies de fauna e flora a perder de vista. Falar de preservação ambiental desde cedo é fundamental para tornar as próximas gerações mais conscientes e responsáveis, despertando nas crianças o respeito à outras espécies e ao entorno como parte do que somos.

Para lembrar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a editora SM Educação separou seis livros infantojuvenis de literatura, que podem contribuir para discussões e reflexões sobre o tema em casa ou na escola, em âmbito nacional ou internacional. Confira.

Um Passeio na Floresta Amazônica - Laurie Krebs

Três crianças curiosas passeiam na Amazônia e descobrem as maravilhas da maior floresta tropical do planeta. Do raiar do sol ao cair da noite, deparam com criaturas exóticas como bichos-preguiça, botos cor-de-rosa, borboletas-azuis, jacarés, rãs multicoloridas, saúvas, onças-pintadas, répteis e pássaros de todo tipo.

Plantando As Árvores do Quênia - Claire A. Nivola

O livro narra a história da primeira mulher africana a receber o Nobel da Paz.

A ambientalista queniana Wangari Maathai, fundadora do movimento Cinturão Verde, ganhou o prêmio em 2004 por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, à democracia e à paz. Ela começou com poucas mudas e conseguiu mobilizar toda a população a plantar mais de 30 milhões de árvores no Quênia. A autora e ilustradora americana Claire A. Nivola conta os principais momentos dessa história: a forte ligação de Wangari com a natureza, o choque ao retornar a seu país depois de passar cinco anos estudando nos Estados Unidos e o desejo e a luta para mudar a vida precária de sua comunidade.

Bichos Da Terra Dos Bichos - Africanos - Lalau e Laurabeatriz

Bichos para todo gosto, de várias formas, cores e tamanhos, apresentados em divertidos poemas e belas ilustrações. O livro fala sobre geografia, fauna e flora da África; traz ilustração do mapa-múndi, com destaque para o continente africano e seleção de sites sobre organizações de proteção animal e parques nacionais.

Bichos De Um Lugar Magico - Australianos - Lalau e Laurabeatriz

O livro apresenta os bichos australianos de maneira inusitada, por meio de divertidos poemas e belas ilustrações. Contém texto introdutório sobre geografia, fauna e flora da Austrália; ilustração do mapa-múndi, com destaque para o país; e seleção de sites sobre organizações de proteção animal e parques nacionais.

A Bruxa Da Montanha - Gloria Cecilia Diaz

O livro fala da bruxa Alina, que mora na bela Montanha Menor, anda furiosa com as árvores, que a atrapalham na hora de aterrissar com sua vassoura. Por isso, ela decide derrubar os obstáculos para construir uma pista de pouso, sem pensar no impacto que essa decisão terá na natureza e na vida dos outros habitantes do lugar.

Papai Esteve Na Floresta - Gusti

Na floresta onde o pai de Theo esteve existem árvores tão grandes e grossas que seria preciso todas as crianças da classe para abraçar apenas uma delas. Nas profundezas da Amazônia Equatoriana, onde vive boa parte do povo Záparo e a imponente harpia - ave de rapina que devora macacos -, tudo é bem diferente do que o garoto da cidade está acostumado a ver em seu dia a dia. Um diário divertido com as impressões de uma criança a partir dos relatos de viagem de seu pai.

Mais detalhes sobre cada título: https://smliteratura.edicoessm.com.br/#/dashboard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.