Pular para o conteúdo principal

Empresa inicia campanha nacional sobre importância da doação de córnea

Em parceria com o INTO, empresa trará informações sobre o tema nas cartelas dos botijões, redes sociais e por meio dos seus milhares de colaboradores

A doação de órgãos no Brasil foi bastante impactada com a início da pandemia, em 2020. Obstáculos como diminuição do transporte aéreo, impossibilidade de doação por parte das pessoas falecidas pela infecção de covid-19 e até mesmo o medo dos familiares em ir ao hospital para liberar o procedimento reduziram drasticamente o número de transplantes. Um dos segmentos que mais sofreu foi o de doação de córnea, que teve redução de 52,7%, um retrocesso para meados dos anos 1990. Por essa razão, a Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy e uma das maiores distribuidoras de gás de cozinha no Brasil, lançou nesta quarta-feira, dia 19, a campanha Minha Córnea Transforma Vidas, uma parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO, que possui um Banco Multitecidos, Banco de Olhos, Banco de Pele, Ossos e Ligamentos.

A empresa passará a divulgar nas cartelas que acompanham os lacres de cada botijão e nas suas redes sociais um material de conscientização sobre a importância da doação de córnea, um estímulo para que as pessoas avisem suas famílias sobre a preferência em serem doadoras. Na lei brasileira, a decisão sobre doar compete apenas à família e precisa ocorrer num prazo de apenas seis horas após o óbito.

Hoje, existe uma fila enorme de pessoas esperando por uma córnea no Brasil. Essa situação poderia ser bem menos grave se houvesse maior consciência da população dos benefícios que o ato de doar oferece. Cada doação ajuda mais de uma pessoa e, caso não seja possível utilizar o material, ele segue para pesquisa, não sendo desperdiçado. "Como uma empresa que atende mais de 10 milhões de famílias, a Supergasbras entende que é seu dever chamar a atenção para esta causa tão urgente", diz Lucinda Miranda.

A cartela do botijão trará um QR Code que direcionará o cliente para uma página de perguntas e respostas criadas pelo Banco de Olhos do Rio de Janeiro - INTO, esclarecendo todas as possíveis dúvidas sobre a doação de córnea. Nas redes sociais, a empresa usará seu perfil para divulgação do link da mesma página. Essas cartelas já são usadas há muito tempo para finalidade social. Recentemente, a Supergasbras expandiu para todo o país o programa Chega de Saudade, que traz fotos de crianças e adolescentes desaparecidos no material. Este programa continua normalmente.

Em paralelo, todos os colaboradores da Supergasbras, que são mais de quatro mil, estão engajados em espalhar a mensagem sobre os benefícios da doação para amigos e parentes. A campanha começa agora em maio, mas continua pelos próximos meses até setembro, quando é celebrado do Dia Nacional da Doação de Órgãos.

"A doação e alocação de órgãos e tecidos é um processo trabalhoso e delicado que depende do crédito da população no sistema e do comprometimento dos profissionais de saúde na notificação de morte. O Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes e, para consolidar essa conquista, é crucial a atuação do Ministério da Saúde, dos governos estaduais e das entidades médicas em todo o processo de doação e transplantes", diz o Dr. Gustavo Bonfadini responsável técnico pelo Banco de Olhos do Rio de Janeiro.

Os Bancos de Olhos são instituições responsáveis pela retirada, transporte, avaliação, classificação, preservação, armazenamento e disponibilização dos tecidos oculares doados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.