Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Envira paga mais de 300 mil por limpeza pública e serviço não é prestado com eficiência

Foto da Rua Ferreira Valentim, onde entulhos e o lixo se acumulam na beira da rua tempo suficiente pra nascer uma bananeira.

Envira - Toda vez que ocorre eleições municipais no Brasil é de praxe que o prefeito eleito, afim de mostrar a que veio e dar esperança de uma gestão eficiente e competente comece a sua gestão com mutirões de limpeza pública pela cidade. Vemos isso em quase todos os lugares, haja vista que o povo passou a virada do ano curtindo e aproveitando a vida, e infelizmente as pessoas tendem a ser mais displicentes quanto a jogar o lixo no lixo enquanto estão embriagadas seja de felicidade ou por conta de bebidas alcoólicas, mesmo.

Entretanto, não foi isso que aconteceu em Envira, na verdade, o problema da limpeza pública na cidade é só mais um dos problemas herdados da gestão anterior. Problema esse que o cidadão envirense tem que conviver diariamente, mesmo contra a sua vontade.

Já tivemos relatos de pessoas que se deparam com animais peçonhentos em meio a cidade, ratos, mucuras e todo tipo de animal que se cria em meio aos entulhos. 

QUAL A DIFICULDADE DE PRESTAR ESSE SERVIÇO EM NOSSA CIDADE?

De acordo com a Constituição o serviço de limpeza pública deve ser oferecido pelo município - isso a gente já sabia, mas vale sempre colocar os pingos nos is. A Prefeitura Municipal firmou contrato com a empresa ELFA COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA EIRELI (CNPJ 01.131.906/0001-33) que ficará responsável pela prestação de serviço limpeza pública nas vias urbanas e terrenos de prédios públicos no município de Envira/AM. O prazo de vigência deste contrato é de 60 (sessenta) dias, isto é 2 meses, que podem ser prorrogados caso haja necessidade. O valor do contrato de 2 meses custa a nós contribuintes é de R$ 369.600,59 (trezentos e sessenta e nove mil seiscentos reais e cinquenta e nove centavos).

Veja espelho do extrato do contrato abaixo:

Fonte: Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas

O que ocorre é que o serviço não está sendo prestado com eficiência, a nossa redação recebe diariamente reclamações dos moradores da cidade que precisam enfrentar os problemas das ruas enlameadas e em péssimas condições, e ainda precisam dividir o espaço com animais peçonhentos. correndo risco de serem picados pelos mesmos.

Sem contar que a falta de limpeza pública é um problema de saúde pública, se considerarmos o momento de pandemia em que estamos vivendo e o aumento significativo de casos e consequentemente de mortes em nossa cidade, o que não queremos nesse momento é o acometimento de doenças ocasionadas pela não prestação desse serviço.

Doenças como diarreia por Escherichia coli, disenteria bacteriana, febre tifoide, cólera, leptospirose, hepatite A, verminoses e Arboviroses são só alguns exemplos de doenças que podem ser causadas pela falta de limpeza pública.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.