Pular para o conteúdo principal

Agricultores amazonenses contam com treinamento gratuito sobre uso correto e seguro de defensivos agrícolas

Curso à distância foi desenvolvido pelo Sindiveg, com apoio de 26 empresas associadas, e disponibiliza certificados para os inscritos

O Estado do Amazonas concentra mais de 1,2 milhão de toneladas em produção agrícola. Essa colheita tem valor bruto superior a R$ 1,5 bilhões, segundo estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para auxiliar no aprimoramento da produção agrícola sustentável em território amazonense, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal (Sindiveg) lançou uma plataforma digital gratuita para treinar agricultores sobre defensivos agrícolas, abordando a importância desses insumos e seu uso correto e seguro no campo. Cada módulo concluído conta com um certificado para os inscritos.

A plataforma de treinamentos tem o objetivo de levar conhecimento aos pequenos produtores e mitigar a falta de informação e o uso incorreto, segundo explica o presidente do Sindiveg, Júlio Borges Garcia. “Defensivos agrícolas são produtos essenciais que requerem cuidados especiais. Usá-los da forma correta e segura é benéfico para o produtor, o meio ambiente, as plantações e a sociedade. Com a otimização das aplicações, evita-se o desperdício de defensivos e a dispersão de resíduos. Com o controle eficaz das pragas e doenças, as lavouras estarão protegidas e terão elevada produtividade e qualidade dos alimentos para o consumo.”

Dois módulos já estão disponíveis para os interessados. O primeiro trata da segurança na aplicação de insumo e está dividido em quatro temas: o que são defensivos agrícolas e quais os cuidados a serem tomados no seu uso; controle de riscos; equipamentos individuais de segurança (EPI); e como colocar e retirar os EPI de forma correta. O segundo módulo aborda as tecnologias de aplicação – desde conceitos e nomenclaturas, leitura de rótulos e bulas e preparo de calda até cuidados com o pulverizador, pontas de pulverização e gotas, regulagem, calibração e manutenção dos pulverizadores e descarte correto de embalagens e restos de produtos.

“A educação sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas é um dos pilares do trabalho do Sindiveg. Esse compromisso nos leva a investir na difusão de conhecimento com foco especial nos pequenos produtores, contribuindo para a segurança das pessoas, no cuidado com o meio ambiente e na promoção da alta produtividade no campo”, complementa Fabio Torretta, diretor do Sindiveg. “Quando os defensivos são usados com responsabilidade, o produtor evita perdas em sua produção. Com isso, ele se protege e protege o meio ambiente, colaborando com a oferta de alimentos seguros e acessíveis ao consumidor”, complementa.

Produtores rurais do Estado do Amazonas que estejam interessados em produzir mais e melhor, evitando o desperdício de recursos e beneficiando a saúde vegetal e do meio ambiente, podem se inscrever gratuitamente no treinamento, acessando treinamentos.sindiveg.org.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.