Prefeitura de Envira baixa novo decreto em atenção a Covid-19 - Envira News

Ultimas

Post Ads

domingo, 21 de março de 2021

Prefeitura de Envira baixa novo decreto em atenção a Covid-19


Prefeito Municipal mantém restrição de circulação, proíbe venda de bebidas alcoólicas, fecha academias, salões de beleza e proíbe atos religiosos no município.

Em resposta ao aumento significativo de novos casos da covid-19, a gestão municipal anunciou na noite de sábado (20) novo decreto (067/2021) que restringe circulação de pessoas, venda de bebidas alcoólicas e demais serviços não essenciais. 

De acordo com nossa última reportagem, onde utilizamos os dados obtidos da FVS-AM, na primeira quinzena de março, Envira teve 91 casos confirmados. Uma média de 7,4 de novos casos da covid-19 ao dia. Entretanto quando analisamos os primeiros dias da segunda quinzena do mês de março, nos deparamos com um aumento alarmante de novos casos. Entre os dias 16 e 18 de março tivemos um aumento de mais da metade de novos casos, se compararmos com a primeira quinzena do referido mês, no total foram 54 novos casos, em apenas 3 dias.

É fundamental que toda a população entenda a importância de cumprir esse decreto, nossa cidade corre um risco enorme com esse aumento de novos casos. Cada um pode ajudar usando máscara e tomando os cuidados necessários para evitar a infecção ou reinfecção e também pode ajudar denunciando casos de aglomeração e festas clandestinas, assim como venda de bebidas alcoólicas que está proibida nesse momento.


Mudanças no novo decreto

Fica restrito a circulação de pessoas em vias ou espaços públicos das 18h às 06h com exceção de casos de extrema urgência ou necessidade, como compra de gêneros alimentícios, remédios, bebidas não alcoólicas, limitado a um membro de cada família. Circulação de profissionais de saúde e prestadores de serviços públicos essenciais.

Serviços de delivery de restaurantes e lanchonetes podem funcionar no período de 06h às 21h. Fica expressamente vedado o consumo no estabelecimento. 

Distribuidoras de água mineral e gás de cozinha poderão funcionar das 06h às 18h. Estabelecimentos de saúde como clínica médica, odontóloga, espaços terapêuticos devem funcionar com agendamento prévio e ou de forma emergencial.

Feiras e mercados públicos que comercializam produtos in natura, devem funcionar respeitando o limite máximo de 30% de sua capacidade, entre o período de 05h ás 18h. Assim como agências bancárias buscando evitar aglomeração de pessoas tanto dentro como fora de seus estabelecimentos.

Lojas de materiais de construção e elétricos funcionam apenas em função delivery, até as 18h. Serviços de cartório de notas e registros apenas com atendimento de casos de registro de nascimento e óbito.

A venda de entrada de bebida alcoólica na cidade está proibida.. Serviço de moto táxi e táxi estão restritos as ações e atividades estipuladas no decreto. Atos religiosos também estão proibidos na sede e na zona rural do município.

A prática de atividades físicas em espaços públicos abertos ou fechados está proibida. Academias e salões de beleza estarão fechadas enquanto durar esse decreto. 
Os serviços de atendimento presencial nos órgãos da administração pública municipal estão suspensos por 15 dias, com exceção dos serviços essenciais de atendimento á saúde e segurança pública.

Em caso de descumprimento do decreto o cidadão pode ser multado em 1 (hum) salário mínimo, por dia. Se houver reincidência pode ter a licença de seu estabelecimento suspensa ou cancelada.

As medidas do novo decreto poderão ser reavaliadas, a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do Município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads