Médicos do programa Mais Médicos seguem com paralisação - Envira News

Ultimas

Post Ads

quarta-feira, 17 de março de 2021

Médicos do programa Mais Médicos seguem com paralisação

Envira - Ontem (16), os médicos contratados pelo Governo Federal para atuar no Programa Mais Médicos deram início a paralisação de suas atividades nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Envira. Os mesmos encontram-se desde de janeiro de 2021, sem receber a ajuda de custo que é responsabilidade do município. Uma contrapartida que consta inclusive em contrato, e caso seja quebrada pode levar até ao remanejamento dos profissionais de saúde que atuam no município, trazendo um prejuízo social enorme para Envira. 

Na manhã de ontem, os vereadores Ivan Pereira, Rerison Laian e Dinho estiveram reunidos com os médicos para ouvir as demandas e tentar construir uma solução para o problema. Os mesmos encaminharam ofício ao Secretário Municipal de Saúde, Rômulo Mattos para cobrando um posicionamento da pasta e também, na intenção de resolver a situação. 

Afinal, a paralisação das atividades destes profissionais só traz prejuízo ao cidadão comum que precisa do atendimento médico e não tem recurso financeiro para pagar uma consulta particular. A paralisação potencializa o caos que Envira se encontra, acometida pela enchente, famílias desabrigadas, aumentos de casos de dengue e também de covid-19, os riscos de um colapso hospitalar é grande.

Tentamos entrar em contato com secretário, mas até o fechamento dessa matéria não nos responderam. O prefeito Ruan Mattos tentando diminuir o impacto que a paralisação causou, de imediato foram tomadas medidas pra colocar profissionais irregulares nos locais de trabalho onde os mesmo atuavam. Não se sabe se o prefeito vai pagar ou não a ajuda de custo, o que sabemos é que sem esse pagamento Envira pode sair do programa Mais Médicos.

De acordo com um dos médicos foi solicitado reunião com Prefeito e com o Secretário de Saúde e até o momento não lhes deram nenhuma resposta e colocaram médicos em situação irregular (sem CRM ou RMS), trabalhando nas UBS de Envira AM, para amenizar um grande problema e esconder a grande verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads