Inscrições para Processo Seletivo de assessor de Gestão Educacional são prorrogadas até quarta-feira - Envira News

Ultimas

Post Ads

segunda-feira, 29 de março de 2021

Inscrições para Processo Seletivo de assessor de Gestão Educacional são prorrogadas até quarta-feira

As inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) interno para vagas de assessor de Gestão Educacional foram prorrogadas até as 23h de quarta-feira (31/03). O procedimento é gratuito e pode ser feito, de maneira on-line, pelo site dos Concursos COPEC. As inscrições são voltadas somente a servidores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
O PSS será realizado em duas etapas. A primeira delas consiste na autoavaliação de currículo e é de caráter classificatória, sendo realizada por meio das informações autodeclaradas pelo candidato, prestadas no ato do preenchimento de formulário de inscrição.

Caso o servidor seja aprovado, ele passará para a segunda etapa da seletiva, que equivale à avaliação de perfil. Os candidatos serão avaliados quanto às competências e aptidões necessárias para a atividade relacionada à função de assessor de Gestão Educacional, por meio de uma entrevista a ser executada pela Secretaria de Educação.

“Nosso propósito é selecionarmos, dentre os servidores efetivos, aqueles que, atendendo o que está previsto no edital, possam implementar as políticas públicas educacionais da Secretaria de Educação de forma participativa e colaborativa com as coordenadorias distritais de Educação (CDEs), na capital, e com as coordenadorias regionais de Educação (CREs), no interior”, afirmou o diretor do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Júlio Meireles.

Certidões – Os servidores interessados em se inscrever no PSS necessitarão de duas declarações que comprovem tanto o tempo de serviço quanto a função declarada no ato da inscrição. A primeira delas diz respeito à comprovação de tempo de serviço no cargo e, para os servidores da capital, deverá ser requisitada ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), pelo e-mail gecap@seduc.net. Para os candidatos do interior, a solicitação deverá ser feita ao departamento de pessoal das suas respectivas coordenadorias regionais de Educação (CREs) via e-mail.

Em ambos os casos, deverá constar no corpo da mensagem o documento o RG ou a CNH do servidor. A Secretaria de Educação reforça que esse documento contará também para pontuação em experiência, no quesito regência (conforme edital), para aqueles professores e pedagogos que só exerceram seus respectivos cargos.

A outra certidão/declaração a ser solicitada é referente à comprovação de tempo de serviço na função. Neste caso, a solicitação poderá ser feita junto às coordenadorias distritais de Educação (CDEs) e/ou sua escola de lotação, para os residentes da capital, e às coordenadorias regionais de Educação (CREs) e/ou sua escola de lotação, para os candidatos do interior.

Funções – Será um assessor para um determinado grupo de escolas da rede, definido com base na realidade de cada município ou área geográfica, no caso de Manaus. “Após a composição do banco de cadastro de reserva, a secretaria promoverá uma formação para todos os selecionados, com o propósito de compartilhar a metodologia do trabalho que será implementado”, afirmou Meireles.

O assessor de Gestão Escolar ficará encarregado de algumas funções específicas, como, por exemplo, assessorar, orientar, planejar e coordenar a implementação das políticas educacionais de fortalecimento da Gestão Escolar, envolvendo as equipes escolares no desenvolvimento de metodologias e auxiliando nas tomadas de decisão das linhas de atuação de acordo com os objetivos, perfis e necessidades da escola para a correção de desvios e a redução das dificuldades da aprendizagem.

Todas as atribuições do assessor de Gestão Escolar estão exemplificadas no edital do PSS, disponível no link www.educacao.am.gov.br/processo-seletivo-simplificado-para-assessor-de-gestao-educacional/.

Perfil – O assessor de Gestão Escolar deverá ter algumas características, como: liderança; visão sistêmica; compromisso com a eficiência do trabalho e a eficácia dos resultados; criatividade; boa conduta profissional; capacidade de adaptar a própria abordagem e aceitar mudanças à medida que a situação demandar; dominar a prática na coleta, sistematização e análise de dados; e conhecimento intermediário em informática.

Sobre o PSS – O objetivo da seleção é que a pasta otimize o tempo de atendimento às demandas escolares, dê suporte à gestão escolar e, ainda, garanta um acompanhamento pedagógico utilizando ferramentas de gestão padronizadas, resultando na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads