Envira à beira do colapso na saúde - Envira News

Ultimas

Post Ads

terça-feira, 23 de março de 2021

Envira à beira do colapso na saúde

Se o sistema de saúde em Envira colapsar, qual será a sua parcela de culpa?

Envira vem tendo uma escalada preocupante de novos casos de covid-19, apenas na primeira semana do mês de março foram contabilizados 91 novos casos, uma média diária de 7,4 novos casos. Entre os dias 15 de março e 22 de março (último boletim publicado pela Ascom) o número total de novos casos de covid-19 em Envira chegou a 106. Um aumento de 100% em apenas sete dias.

No último boletim, o número de pessoas internadas na Unidade Hospitalar de Envira eram 8, a informação que temos é que hoje já são 10 pessoas internadas com covid-19.

Talvez você não saiba, por isso a nossa redação resolveu coletar essas informações pra deixar claro para você, cidadão envirense, o risco que todos estamos correndo.
Atualmente, a unidade hospitalar de Envira conta com 38 leitos, no total, distribuídos dessa forma:

  • 5 leitos para pediatria;
  • 2 leitos para enfermaria cirúrgica masculina;
  • 3 leitos para internação masculina;
  • 3 leitos para enfermaria cirúrgica feminina;
  • 3 leitos para internação feminina;
  • 4 leitos de alojamento para puérperas
  • 1 leito para isolamento
  • 3 leitos para pré parto;
  • 4 leitos para observação 
  • 10 leitos disponibilizados para pacientes com Covid-19 
Observe que os 10 leitos disponíveis para pacientes com Covid-19 (que ficam em isolamento para não contaminar os demais pacientes internados no hospital) encontram-se ocupados, logo se mais alguém adoecer e precisar de leito, terá que esperar até vagar um, ou então que a direção hospitalar disponibilize um leito de outro setor hospitalar para atender essa necessidade.

Ora, vejam bem, a Secretaria Municipal de Saúde junto com a Prefeitura Municipal observando a escalada dos números lançou um novo decreto, com a intenção de reduzir novas infecções e também, a possibilidade de um colapso no Sistema de Saúde do Município. A questão é que a população não faz sua parte, de nada adianta as autoridades desenvolverem estratégias para tentar conter o avanço do vírus se a população não ajuda, se estes, não usam máscara e se apenas saíssem de casa apenas em situação de necessidade, com certeza não teríamos esse número alarmante. 
Não seria necessário o prefeito ter que baixar um decreto pra informar a um cidadão adulto que estamos em Pandemia e que este, deve usar máscara e ficar em casa. Uma grande parte da população envirense age como infantes, que não têm consciência de seus deveres, não pensam que suas atitudes podem trazer além do prejuízo econômico, a mortandade de muitos irmãos envirenses.

O povo parece ter dificuldade em seguir regras, não praticam o básico que é o distanciamento social nas filas da lotérica e nas agências bancárias do município. A máscara fica no bolso e só a colocam quando são chamados à atenção e dessa forma o vírus continua circulando livremente em nossos lares e estabelecimentos comerciais. 

Fazer uma lei que restringe a circulação de pessoas, ou até mesmo decretar o famigerado 'lookdown' pode trazer prejuízos aos comerciantes locais, mas reflitamos um pouco: 

Quem é o maior culpado pelo aumento de casos em Envira? 

Todo mundo conhece a doença, sabe como contamina, sabe que mata, sabe que ENVIRA não tem condições de cuidar de quem adoece em casos graves, sabe como se proteger, mas não faz nada do que é necessário para evitar o contágio, para evitar a proliferação e assim seguimos aumentando os casos até chegarmos ao momento de não ter como retornar.
Depois de tudo que não é essencial está fechado, por conta do decreto, o que vemos e ouvimos são reclamações de que a economia vai quebrar. Porém, basta dá uma olhada nos perfis em suas redes sociais, status do WhatsApp, stories no Facebook ou Instagram que o que você mais encontra são postagens de pessoas curtindo a vida sem máscara, em festas clandestinas, aglomerando nas praças e quadras,vivendo a vida numa boa, ao que parece vivem num mundo paralelo onde não há doença e tudo está ok. 

Celebrações em meio a milhares de mortes diárias é no mínimo falta de respeito e consciência.

Ontem o Governador do Amazonas assinou um documento de compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V, talvez o Amazonas seja a primeira unidade federativa a bater a meta da vacinação contra covid-19, e isso será maravilhoso, entretanto de nada adiantará se enquanto isso não acontecer, as pessoas continuarem andando por aí como se não houvesse doença, servindo, literalmente, como viveiro para a proliferação do vírus e local de produção de novas cepas e de variantes mais fortes. 

A verdade é que estamos caminhando para o caos e pelo andar da carruagem, com um governo omisso, fraco e inoperante, somado a atitude perversa de grande parte da sociedade outras milhares de pessoas morrerão até que todos sejamos vacinados.

COVID-19 MATA E BURRICE TAMBÉM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads