Pular para o conteúdo principal

Amazonas assina contrato para compra de 1 milhão de vacinas

O governador Wilson Lima assinou, no início da noite desta segunda-feira (22/03), o contrato para compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V para o estado do Amazonas. As doses chegarão entre abril e julho. 
A aquisição das vacinas depende da liberação da Anvisa. A compra ocorre por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.
Os imunizantes, desenvolvidos na Rússia, chegarão entre abril e julho e a aquisição ocorre por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.
A assinatura ocorreu após criteriosa análise do documento pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).
“Estamos dando um passo importante para a imunização da população do Amazonas contra a Covid-19. A vacina é a nossa melhor arma contra a doença. Somos o estado que mais vacina e minha equipe e eu, com o apoio do Governo Federal, temos a missão de fazer com que o maior número de pessoas seja imunizado o mais rápido possível”, ressaltou o governador.
Em conjunto com Wilson Lima, os governadores dos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – que compõem o Consórcio de Governadores – efetuaram tratativas para a compra dos imunizantes contra a Covid-19.
No total, o consórcio de estados fará a aquisição de 10 milhões de doses de forma alinhada com o Ministério da Saúde (MS), pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Vacinas podem ir para o PNI 
Segundo o governador Wilson Lima, há um compromisso do Ministério da Saúde em pagar por essas doses. Caso isso ocorra, o Ministério da Saúde irá repassar as doses para o Programa Nacional de Imunização (PNI) e, consequentemente, as vacinas serão distribuídas igualitariamente em todos os estados.
Se o MS não pagar pela compra dos imunizantes, o Estado honrará com o compromisso de adquirir as vacinas, por R$ 76 milhões, e as doses virão para o Amazonas.
Dessa forma, as doses serão empregadas na vacinação da população do Amazonas, de acordo com as orientações do PNI, que estabelece a imunização por grupos prioritários.
A aquisição das vacinas depende da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mobilização 
A compra de 1 milhão de doses da Sputnik V é firmada pelo consórcio de estados brasileiros, após negociação com laboratórios de outros países, entre eles a União Química Farmacêutica, representante, no Brasil, da vacina desenvolvida na Rússia.
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia enviou, desde janeiro deste ano, nove ofícios a diferentes laboratórios produtores de vacinas contra a Covid-19 e à Embaixada da China no Brasil.
Com esses ofícios, o consórcio buscava consultar sobre a disponibilidade de imunizantes para a compra direta pelas unidades federativas.
Foram acionadas as seguintes instituições e laboratórios: União Química Farmacêutica e Russian Direct Investment Fund (com foco na aquisição da Sputnik V), AstraZeneca/Oxford, Pfizer, Sinovac/BioNtech, Sinopharma, Moderna Therapeutics e Conselho Curador do Instituto Butantan.

Mais doses 
O governador já recebeu 1.034.620 doses de vacinas contra a covid-19 em nove remessas. A última remessa recebida desembarcou no Amazonas no sábado (20/03), com 221.800 mil doses de imunizantes.
Com essa nova entrega, será possível concluir a vacinação de pessoas com idades entre 60 e 64 anos e iniciar a imunização de pessoas abaixo de 60 anos com comorbidades.

Vacinas aplicadas 
Nesta segunda-feira (22/03), o Amazonas atingiu a marca de 518.531 doses de vacinas contra a covid-19 já aplicadas. São 401.777 da primeira dose e 116.754 da segunda. Segundo o Consórcio de Veículos de imprensa, o Amazonas é o estado que mais vacinas aplicou em comparação com outras unidades da federação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.