Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Envira decreta estado de emergência, após 46 dias de visita in loco a ribeirinhos que sofriam com a enchente


Envira
- A situação da cidade de Envira continua crítica, o nível do Rio Tarauacá vem subindo alarmantemente. Nessa terça-feira (24), o nível do rio avançou mais 13cm, na sede da cidade, agora já são cinco bairros atingidos pela grande enchente, além dos bairros Santa Rita, Rodoviário, Centro, Várzea, agora a rua Renê Levy, localizada no bairro São Francisco também se encontra com uma parte alagada.

A previsão do tempo para Envira hoje é 40 % de chance de chuva cair a partir das 21h e com previsão de mais chuva pelo próximos 10 dias, isto é, se a previsão de tempo se confirmar, a tendência é que a situação calamitosa em Envira se agrave ainda mais.

Hoje, dia (24) enfim saiu o decreto de estado de calamidade expedido pelo prefeito Ruan Mattos, de nº 046/2021, com data retroativa do dia (23). Onde o mesmo declara situação anormal, caracterizada como "estado de emergência", no município de Envira, em decorrência de enchente. 

Um decreto que no nosso ponto de vista, veio muito atrasado, haja vista que no dia (8) de janeiro, o Prefeito, Vice-Prefeito, Secretário de Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública e agora, também designado, Secretário Executivo de Defesa Civil de Envira faziam visitas aos moradores da zona rural, que naquele período já se encontrava com o nível de alagação alarmante. Conhecedores da realidade de nossa região que nesse período sempre sofre com alagações e com o correr dos dias assistirem o sofrimento de nossos vizinhos acreanos com a alagação, não tiveram a ideia de elaborar um plano de ação emergencial que visasse retirar essas famílias localizadas principalmente nas áreas rurais, seus bens e criação para evitar tamanho prejuízo. 

O que se sabe é que animais de criação estão morrendo afogados, pessoas carentes que já vivem com muito pouco e com grande dificuldade vendo seus bens e sua pouca criação sendo destruídos pela força da natureza. 

Diversos apelos foram feitos tanto por esse Portal de Notícias quanto pela população em grupos de WhatsApp, nas páginas e grupos do Facebook, mas tardiamente as ações vieram a acontecer. Agora nos resta ajudar a diminuir o sofrimento dessa famílias e ajudar no que for preciso. Tanto a iniciativa popular se voluntariando pra ajudar com doações, como a iniciativa privada e o poder público. 
Unidos iremos passar por mais esse problema em nossa cidade, somado com uma endemia de Dengue e também o medo em aumentar os casos de Covid-19.

Deus nos proteja e guarde a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.