Uma situação que todos os anos se repete. Entra ano e sai ano, a cada subida dos rios. Entra governo e sai governo e essa realidade não muda.
É necessário que as ações sejam preventivas sempre! É claro que não se pode evitar que o Rio inunde e ninguém tem o poder de parar as chuvas. Entretanto, é necessário que as autoridades competentes repensem a forma como vêem atuando em situações como essas. Não dá pra esperar o caos e os prejuízos acontecerem para então começar a tentar amenizar os problemas.
Esse problema ser levado a sério, com planejamentos a curto, médio e longo prazo.
De imediato é oferecer abrigo a quem precisa, material de higiene, limpeza, doações de roupa e alimentação. A médio prazo diminuir os prejuízos e a longo prazo agilizar a retirada dessas famílias desses locais que não são apropriados para moradia.
Além de todos esses fatores é fundamental que se faça um trabalho educativo junto a população quanto a questão ambiental. O descarte de lixo no lugar correto, o cuidado com as limpezas dos igarapés e principalmente a retirada de famílias desses locais.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante!