Pular para o conteúdo principal

Plataforma gratuita ajuda estudantes a revisar conteúdo para o Enem pelo WhatsApp

A menos de um mês para a prova, jovens recorrem a recursos digitais, como o chatbot AprendiZap Enem, para rever as matérias que caem no exame


Na reta final de estudos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem os aulões e cursinhos presenciais para revisão de todas as matérias, os vestibulandos passaram a recorrer a plataformas online gratuitas para reforçar o conteúdo estudado ao longo do ano e rever as matérias que geram mais dúvidas. Uma das plataformas indicadas para essa revisão é o AprendiZap, um chatbot de conteúdos e exercícios gratuitos no WhatsApp desenvolvido pela Fundação 1Bi, em parceria com o Descomplica, plataforma online de cursinho pré-vestibular.

Com uma trilha de estudo específica sobre o Enem para alunos do Ensino Médio, a ferramenta é prática e acessível para os planos mais básicos de internet. Débora Nunes, Analista de Produtos da Fundação 1Bi e responsável pelo AprendiZap, reforça que a ferramenta mostra o caminho de revisão para os alunos e é de fácil acesso e utilização. "A partir dos conteúdos do bot, eles conseguirão aprofundar nos temas que sentirem a necessidade. Além disso, os alunos não precisam carregar sites pesados, que nem sempre abrem e podem demandar uma internet que o aluno não tem - basta usar o WhatsApp. A plataforma é fácil de usar e totalmente gratuita. No segundo semestre de 2020, cerca de 18 mil alunos interagiram com o AprendiZap Enem, e o número está em crescimento", comenta Débora.

Para utilizar, basta o aluno enviar um "oi" para o número (11) 97450-6763 ou acessar o site: https://www.fundacao1bi.com.br/aprendizap. Em seguida, o bot manda as instruções diretamente pela conversa do WhatsApp e pergunta o ano do aluno, que deve optar pela opção Ensino Médio. Assim, o estudante receberá uma trilha de conteúdo totalmente focada na revisão e preparação para o Enem, com material desenvolvido em parceria com o Descomplica.

Bianca Dantas, professora de Geografia e analista de conteúdos do AprendiZap, ressalta que o AprendiZap Enem é uma ótima ferramenta para ajudar os alunos e alunas durante a revisão. 

"Como os conteúdos são organizados em pílulas de conhecimentos, as informações são concisas e dinâmicas, possibilitando que os estudantes acessem conteúdos de qualidade pelo WhatsApp, o que torna o processo de aprendizagem ainda mais próximo de seu cotidiano".

A curadoria da plataforma contempla os conteúdos que mais caem no Enem, com vídeos, exercícios e mapas mentais dos assuntos mais importantes das 4 áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas; além de dicas para a redação.

Junto aos estudos e a uma revisão estruturada das matérias para a prova, a professora Bianca Dantas recomenda que os estudantes respirem fundo e estejam seguros de terem estudado tudo o que precisavam. "Agora é o momento de esquematizar seus estudos para revisar tudo o que aprendeu. Faça mapas mentais, eles costumam ajudar bastante a sintetizar as principais ideias", reforça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.