O CAOS NA SAÚDE DE MANAUS SERVE DE ALERTA PARA ENVIRA - Envira News

Ultimas

Post Ads

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

O CAOS NA SAÚDE DE MANAUS SERVE DE ALERTA PARA ENVIRA

Com casos da Covid-19 aumentando e com um surto de Dengue ocorrendo na cidade é imprescindível que Envira mantenha a prevenção para evitar o pior 


O mundo inteiro assiste estarrecido a situação calamitosa que a cidade de Manaus vem vivendo nesse momento. No dia 14 de janeiro de 2020, o estado do Amazonas registrou um total de 3.816 novos casos em um dia só, esse número superou os casos de infecção na primeira onda da pandemia.

A verdade é que no momento em Manaus as pessoas estão morrendo porque não tem mais oxigênio. A capital conta com apenas uma empresa que fornece oxigênio para a capital e as demais cidades do estado do Amazonas. Ontem, Manaus teve mais de 2000 pessoas internadas, sobrecarregando o SUS, e consequentemente sobrecarregando a capacidade de produção de gás oxigênio da própria empresa.

Em Envira, felizmente os casos de Covid-19 tem sido leves e moderados. No último boletim municipal tivemos as informações que foi publicada pela SECOM é que temos 1.106 casos positivos, 1 internação, 0 óbitos nas últimas 24 horas, 1045 pessoas recuperadas e 2 óbitos durante todo o período de Pandemia. São números bastantes positivos haja vista o que vemos acontecendo em outros municípios do Estado, assim como outras cidades do País e do Mundo.

Entretanto, com a confirmação de novas CEPAS aparecendo, sendo estas muito mais contagiosas e fatais, assim como a chegada dos filhos de Envira, seja via área ou fluvial, para passar as férias com os familiares é imprescindível que haja uma fiscalização maior nas barreiras sanitárias. 

De acordo com a gestora da UBS Maria Bastião a procura por atendimento na unidade vem aumentando, o que já era de se esperar haja vista ao processo eleitoral, as festas de fim de ano e principalmente a falta de respeito e consciência da própria população que não cumpre as normas decretadas pelo Governo. Ela ainda acrescenta que muitas pessoas que procuram atendimento médico com sintomas da Covid-19, não retornam para fazer a testagem agendada, gerando uma grande defasagem nos dados.

CASOS DE DENGUE

Só entre os dias 30/12 e 31/12/2020 foram confirmados 07 casos de dengue, tendo como foco de contaminação a região central da cidade. E entre o período de 03/01 a 14/01 foram confirmados mais 4 casos de Dengue. De acordo com um profissional da saúde que contactamos, o Hospital Municipal Evaristo Rates estava com falta de testes para Dengue, tendo os mesmos chegado a Unidade apenas no dia 12/01/2021;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads