A mãe do prefeito e ex-primeira-dama de Envira, Maria Elzanita Portela da Silva, assume o comando da Secretaria Municipal de Assistente Social e também o cargo de coordenadora do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).
O cunhado do prefeito, casado com uma de suas irmãs, Antonio Euclezimar Pinheiro de França foi nomeado para exercer o cargo de Chefe de escritório na representação do município de Envira instalada na capital do Estado do Amazonas, Manaus.
É importante salientar o que configura nepotismo:
Podemos conceber o conceito de nepotismo como a prática pela qual um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes, sejam por vínculo da consanguinidade ou da afinidade, em violação às garantias constitucionais de impessoalidade administrativa.
Sabe-se também que após decisão do STF sobre o entendimento em relação a Súmula Vinculante 13, que veda o nepotismo, não se aplica aos casos de nomeação para cargos de natureza política. Desde que não se configurem hipóteses de fraude à lei ou no caso de ausência evidente de qualificação técnica ou de idoneidade moral para o desempenho da função pública, que são os casos específicos dos pais do atual prefeito. Caso a mãe, Maria Elzanita Portela da Silva tivesse nomeada na Secretaria de Educação e o pai, Rômulo Mattos na Secretaria de Administração, Finanças e afins, ambos estariam salvaguardados pela súmula vinculante.
O que não é o caso do atual Secretário de Infraestrutura de Envira, apesar de possuir o mesmo sobrenome do prefeito, não é primo do mesmo. Diego Menezes Portela de Oliveira, assumiu a Secretaria Municipal de Infraestrutura e é engenheiro civil com experiência na área em que atua.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante!