Pular para o conteúdo principal

Cartórios do Amazonas passam a fazer regularização e emissão de segunda via de CPF

Serviços de inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de Cadastro de Pessoas Físicas poderão ser feitos em 77 cartórios de Registro Civil do estado


Atos de inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) já podem ser feitos nos 77 cartórios de Registro Civil do estado do Amazonas, possibilitando que os cidadãos amazonenses possam regularizar seus documentos para fins de obtenção dos auxílios disponibilizados pelo governo.

O convênio, firmado entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), tem como base a Lei Federal nº 13.484/17, que transformou os Cartórios de Registro Civil, presentes em todos os municípios e distritos do País, em Ofícios da Cidadania, podendo realizar parcerias com órgãos públicos para a solicitação e entrega de documentos de identificação.

Para o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), Marcelo Lima Filho, a realização desses serviços nas serventias extrajudiciais mostra exatamente o papel que os cartórios representam diante da sociedade. "É muito importante que a população do nosso estado saiba que esses serviços são oferecidos nos cartórios, nossos objetivos são servir com qualidade toda a população, ajudando no que for necessário e compactuando com a disponibilização de serviços que fortaleçam a cidadania e o bem-estar de todos".

Iniciado no mês de agosto no estado, estes serviços já estão sendo oferecidos em projetos pilotos em alguns cartórios do Amazonas, permitindo que o cidadão já saia da unidade com o documento regularizado para sua utilização e, nos casos em que o sistema interligado com a Receita Federal apontar a necessidade de complementação do atendimento, o acompanhamento da situação poderá ser feito de forma online pelo site www.registrocivil.org.br, mediante fornecimento de login/senha ao cidadão.

Os municípios amazonenses que já realizam o serviço são: Amaturá, Anamã, Apuí, Autazes, Barreirinha, Boca do Acre, Borba, Canauari, Canutama, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Ipixuna, Iranduba, Itapiranga, Itamarati, Manicoré, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Parintins, Pauini, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Silves, São Paulo de Olivença, Tapauá, Tefé, Uarini, Urucurituba.

Para fins de sustentabilidade dos serviços, os cartórios de Registro Civil cobram do solicitante uma tarifa de conveniência no valor de R$ 7, mesmo valor praticado pelos Correios. Já os principais serviços feitos em cartórios permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito.


CPF no Nascimento

Já a emissão do CPF no registro de nascimento é feita no Amazonas desde 2016. Somente neste ano na capital amazonense, o Portal da Transparência contabilizou 24.654 emissões do documento nos cartórios.

Com o objetivo de agregar mais segurança e facilidade ao cidadão, o CPF passou a ser emitido diretamente na certidão de nascimento, no ato de registro do recém-nascido, de forma gratuita. A novidade foi possibilitada por meio de convênio entre os cartórios de Registro Civil com a Receita Federal, iniciativa fundamental para auxiliar os pais na inclusão dos recém-nascidos em planos de saúde e outros benefícios sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.