Há 13 anos Envira não consegue bater suas próprias metas no IDEB - Envira News

Ultimas

Post Ads

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Há 13 anos Envira não consegue bater suas próprias metas no IDEB


Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

As medições do Ideb são de suma importância para o avanço da educação no país, visto que ela deve estar em constante movimento e atenção para que não perca qualidade no ensino. Através deste índice, é possível estabelecer metas e entender se os métodos pedagógicos aplicados nas escolas estão surtindo efeito ou não.

O Ideb é calculado de forma a combinar dois indicadores muito importantes no que concerne a qualidade da educação: o aprendizado e o fluxo escolar. Isso significa que a nota do Ideb relaciona os resultados das avaliações de larga escala aplicadas pelo Inep com os níveis de aprovação e reprovação das instituições.


Longe de conseguir bater suas metas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o município de Envira desde 2007 vem se arrastando com notas sempre abaixo de 3.7, que foi a nota do IDEB de 2015.

O que nos leva a refletir são as disparidades nas notas das escolas estaduais em relação as notas das escolas municipais. A grande parte dos professores que lecionam na Rede Estadual são professores na Rede Municipal, logo não dá pra entender o por quê as escolas municipais não conseguem se aproximar de suas próprias metas.

E quando fazemos uma pesquisa no site da transparência informações sobre os repasses do Governo Federal, relacionados com a Educação Básica do município essa dúvida fica mais evidente.

Fizemos uma consulta no período de janeiro de 2016 a agosto de 2020, a prefeitura de Envira recebeu só de FUNDEB mais de 15 milhões de reais. 

Abaixo segue a planilha com todos repasses da Educação nesse período que a gestão atual recebeu para desenvolver a educação em Envira.

Clique na imagem para abrir o site da transparência e confirmar os dados

Fonte: Portal da Transparência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Ads