Pular para o conteúdo principal

Envira sai de covid-19 zero para contaminação comunitária.


Passamos cerca de um mês sendo notícias em todos os jornais locais e nacionais, como a única cidade do estado do Amazonas sem contaminação pelo SARS-COV2, ou a Covid-19 para os íntimos. Hoje, não temos certeza se isso tudo foi resultado do trabalho positivo de uma boa gestão ou má fé.

Como todos sabem, lá em Envira tudo, literalmente tudo gira em torno do dualismo Ivon Rates X Rômulo Mattos - (na minha opinião isso só faz mal pra sociedade envirense). E nesse caso não foi diferente. Vimos várias publicações nos grupos de Envira do Facebook, onde perfis anônimos, (não vou usar o termo "Fake" porque eu já estou de saco cheio dessa palavra), afirmavam enfaticamente que era preciso realizar testes em massa nos profissionais de saúde, pois este acreditava que há semanas o vírus circulava na cidade. O que não demorou muito foi a confirmação do que o perfil anônimo disse. Sim, o vírus estava na cidade e circulava a toa que era direito. Não só o vírus já estava no município como já se encontrava em contaminação comunitária. 

Então começou a briga virtual, o lado do Rômulo e a oposição ao governo atual (abro esse espaço para pessoas que não apoiam o Rômulo, mas são contra o Ivon) culpando a gestão por não ser transparente com a população, de fazer mídia positiva na atuação contra a Covid-19, mas não entregava EPIs aos funcionários, no Posto Maria Bastião que era a Unidade de Referência, funcionários da limpeza iam trabalhar mas não receberam máscara, luvas e nem botas e não tinham informação suficiente para fazer o seu trabalho e não se contaminar. Sem contar nos jovens que estavam nas barreiras sanitárias, e diga-se de passagem fizeram o que podiam para evitar que nossa cidade fosse contaminada, mas também não tinham nem lanternas para verificar se não tinha nenhuma bajola passando de bubuia no rio.

Já do lado do Ivon lia-se diversos comentários de agradecimento e repúdio aos comentários contra o povo da barreira que foram quase heróis na atuação contra a entrada do vírus, explicavam como tudo funcionava.

O que se sabe e ninguém tem certeza de nada, é que o vírus chegou, calado, sem alarde, não foi detectado na barreira sanitária muito menos pelos funcionários do posto de referência. Pelo contrário, acertou em cheio os profissionais da saúde da Unidade Hospitalar de Envira, lá desde o copeira até os enfermeiros foram detectados. 

Ouviu-se comentários de que pessoas entravam em quarentena tinham sintomas mas mesmo assim não se fazia o teste rápido, depois a pessoa saía pra vida normal, pra curtir e beber. Acompanhamos várias resenhas de gente que deveria manter a postura, dar o exemplo, afinal são profissionais da saúde, mas pelo contrário eram os primeiros a não usar máscara, a fazer aglomeração.

Enfim, o vírus chegou e está contaminando muitos, esperamos sinceramente que o que os cientistas estão falando sobre o vírus ter mutado para uma versão mais amena seja verdade e que nossos amigos e parentes fiquem livres de contaminação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.