Pular para o conteúdo principal

#MeioAmbiente: por dia, 180 mil toneladas de lixo contaminam o solo


Durante seminário, o engenheiro civil Francisco Oliveira, da FRAL Consultoria, reforçou que oBrasil apesar de possuir a técnica para resolver o problema os governantes não atuam para resolver o problema 

O não tratamento do chorume, gerado pelo depósito de resíduos, é um dos grandes causadores de contaminação de lençóis freáticos e de proliferação de doenças como a diarreia. Para o engenheiro civil e fundador da FRAL Consultoria, Francisco Oliveira, é possível reverter este cenário. "A questão é cultural porque conhecimento técnico existe, e o custo disso não chega a R$ 20 por habitante ao ano. É preciso dar atenção especial e urgente a este assunto, que é básico para a sociedade. Ao melhorar as condições sanitárias, a mortalidade infantil reduz drasticamente", ressaltou durante o seminário "Água Subterrânea: Mitos e Verdades sobre seu Uso", realizado em abril, na sede da FIESP, em São Paulo.
Os números refletem a origem do problema. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), atualmente, 214,8 mil toneladas de resíduos são geradas por dia no Brasil. Porém, 41,6% do lixo coletado é destinado irregularmente e, dos aterros para os quais o restante é direcionado, somente 15% têm tratamento de chorume. 


"Isso quer dizer que, aproximadamente, 180 mil toneladas de lixo geram o contaminante diariamente. É uma situação grave e que já deveria ter sido extinta", diz Francisco, ao se referir sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que previa a erradicação dos lixões em 2014 – data postergada para 2021. Atualmente, há quase 3 mil depósitos desse tipo.

De acordo com o fundador da FRAL Consultoria, a questão vai ainda além da criação de aterros sanitários, sendo preciso uma destinação adequada para o líquido tóxico resultante dos resíduos. Para isso, podem ser aplicadas uma das cinco formas de diminuir sua contaminação no solo: 


"Primeiramente, reduzir drasticamente as infiltrações de águas pluviais por meio de uma permanente cobertura dos resíduos e um bom manejo das águas; tratar os lixiviados por transferência, processos físico-químicos, biológicos, filtração por membrana e por evaporação.

"O método de tratamento está diretamente ligado ao tipo de resíduo, não havendo uma fórmula pronta e que pode ser aplicada para cada situação. Mas o que não pode ocorrer, em hipótese alguma, é o que vemos nos chamados aterros controlados, é uma simples cobertura de terra após o despejo do material, mas o solo não é impermeabilizado adequadamente e não há sistema de tratamento. Precisamos ficar atentos e cobrar soluções ao Poder Público", conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.