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sexta-feira, 6 de julho de 2018

Alunos de Manaus criam oficina de robótica e conquistam resultado inédito para uma escola da região Norte em competição internacional



Projeto de educação e tecnologia aproximou a escola da comunidade e virou motivo de orgulho para o bairro de Tancredo Neves

Como a tecnologia, aliada à educação, é capaz de incentivar a preservação de uma espécie da fauna brasileira, além de unir toda a comunidade em prol de um projeto infanto-juvenil? Essa a história de transformação vivida por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, em Manaus (AM). Localizada no bairro de Tancredo Neves, o local era alvo de furtos e invasões. Mas essa relação com a comunidade mudou quando um grupo de estudantes criou oficinas de robótica, iniciativa que levou, pela primeira vez, uma escola da região Norte do Brasil a disputar uma competição internacional no segmento. Por aqui, o "Automação e Robótica Educacional" foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola, em 2017.

A vontade de alguns estudantes em participar do torneio internacional First Lego League (FLL), voltado para jovens de 9 a 16 anos, fez com que a direção da escola comprasse kits de robótica para que eles criassem soluções tecnológicas. Equipamentos e pesquisadores juvenis prontos, hora de pensar em um projeto para a competição: o tema escolhido foi sauim-de-coleira, espécie de sagui nativa da região amazônica, ameaçada de extinção e desconhecida por boa parte dos manauaras. Por meio da criatividade dos alunos, o macaco virou tema de um jogo lúdico, que promoveu a conscientização sobre a importância de preservá-lo entre crianças e adultos.

O jogo venceu as etapas regional e nacional do First Lego League, feitos que classificaram o time de Manaus para o nível internacional da competição, na Dinamarca, em maio de 2017. A notícia foi celebrada pela comunidade que se mobilizou para levantar os recursos para a viagem do grupo. A equipe ficou na 34ª colocação entre 118 grupos do mundo todo e conquistou o reconhecimento de seu protagonismo por toda a capital. Atualmente, as aulas de robótica contam com 118 alunos, que já inscreveram um novo projeto no First Lego League de 2018que tem como tema a importância da água. Desta vez, eles concorrem às classificatórias com o Smart Cup, um copo inteligente que a partir de informações sobre o peso e a idade de uma pessoa, avisa a quantidade de água que precisa ser ingerida para evitar desidratação.

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