Escolas públicas de Manaus receberão esta semana livros e espaço de leitura graças a projeto incentivado
![]() |
"Casinha de Livros" tem o apoio do Instituto 3M e disponibiliza acervo para atender comunidade escolar e disseminar cultura e educação |
Após uma ampla análise, foram selecionadas em março a escola EMEF Profª Dalvina Silva de Oliveira – onde estudam 1.500 alunos do Ensino Fundamental II, Ensino médio e EJA – e a escola rural EMEF Maria Leide Amorim, com 620 estudantes no Ensino Fundamental I. Com a entrega das casinhas na próxima semana, as instituições receberão livros paradidáticos de literatura geral, nacional e estrangeira, além de estrutura fixa com mesas (remetendo a ideia da casinha), assentos, cortinas, fantoches e tatame para um espaço de leitura.
A estimativa é que mais de 8.500 pessoas sejam beneficiadas, entre alunos, educadores e a comunidade. "O Instituto 3M acredita neste projeto e no poder transformador que tem na vida dos alunos e da comunidade escolar, por isso, há três edições apoia essa ação", destaca Mara Fioravante, presidente do Instituto 3M.
A iniciativa contribui para a implementação da Lei Nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver uma biblioteca em instituições de ensino de todo o país. O projeto "Casinha de Livros" também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.
"A escolha do acervo de livros foi feita em parceria com os profissionais diretamente envolvidos no dia a dia das instituições para que os livros sejam aproveitados pela comunidade, levando cultura, conhecimento e estimulando o hábito da leitura entre os estudantes", explica Marina Vayna, sócia da CEC Cultura, braço da Rede Educare, responsável pela implementação do projeto, a capacitação e o acompanhamento técnico-pedagógico das atividades realizadas.
Desde 2015, o Instituto 3M promove a inclusão social, a expansão de fronteiras e o acesso aos bens culturais ao disponibilizar acervos de livros e estrutura física a escolas, organizações não-governamentais e centros culturais em Manaus, totalizando mais de 3 mil livros entregues pelo projeto.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante!