Pular para o conteúdo principal

Escolas públicas de Manaus receberão esta semana livros e espaço de leitura graças a projeto incentivado

"Casinha de Livros" tem o apoio do Instituto 3M e disponibiliza acervo para atender comunidade escolar e disseminar cultura e educação
O Instituto 3M, organização da 3M dedicada à transformação social, incentiva e fomenta permanentemente a cultura nas comunidades em que atua. Por meio do projeto "Casinha de Livros", uma parceria com a Rede Educare, entregará um acervo de livros para duas escolas da rede pública nos dias 19 e 20 de junho. No total são 1.000 livros, com 500 para cada escola beneficiada. O projeto está sendo viabilizado graças ao apoio da 3M feito em 2017 via lei de Incentivo à Cultura.


Após uma ampla análise, foram selecionadas em março a escola EMEF Profª Dalvina Silva de Oliveira – onde estudam 1.500 alunos do Ensino Fundamental II, Ensino médio e EJA – e a escola rural EMEF Maria Leide Amorim, com 620 estudantes no Ensino Fundamental I. Com a entrega das casinhas na próxima semana, as instituições receberão livros paradidáticos de literatura geral, nacional e estrangeira, além de estrutura fixa com mesas (remetendo a ideia da casinha), assentos, cortinas, fantoches e tatame para um espaço de leitura.

A estimativa é que mais de 8.500 pessoas sejam beneficiadas, entre alunos, educadores e a comunidade. "O Instituto 3M acredita neste projeto e no poder transformador que tem na vida dos alunos e da comunidade escolar, por isso, há três edições apoia essa ação", destaca Mara Fioravante, presidente do Instituto 3M.

A iniciativa contribui para a implementação da Lei Nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver uma biblioteca em instituições de ensino de todo o país. O projeto "Casinha de Livros" também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.
"A escolha do acervo de livros foi feita em parceria com os profissionais diretamente envolvidos no dia a dia das instituições para que os livros sejam aproveitados pela comunidade, levando cultura, conhecimento e estimulando o hábito da leitura entre os estudantes", explica Marina Vayna, sócia da CEC Cultura, braço da Rede Educare, responsável pela implementação do projeto, a capacitação e o acompanhamento técnico-pedagógico das atividades realizadas.
Desde 2015, o Instituto 3M promove a inclusão social, a expansão de fronteiras e o acesso aos bens culturais ao disponibilizar acervos de livros e estrutura física a escolas, organizações não-governamentais e centros culturais em Manaus, totalizando mais de 3 mil livros entregues pelo projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presos arrombam 'presídio' e estão à solta em Envira

Envira - Nos últimos meses os cidadãos envirenses tem observado alarmados o aumento da criminalidade em nossa tão amada cidade. Todos os dias observamos postagens nas redes sociais, status de WhatsApp e mensagens em grupos de cidadãos denunciando roubos e furtos. É preocupante pensar que Envira esteja passando por uma situação como essas: furtos, assaltos, roubos ou a cobrança de pedágios ao tentar entrar em determinados bairros e ruas. Não existe uma preferência, rouba-se veículos, smartphones, alimentos, roubas e até animais. Além de todos esses problemas ainda existe a enorme preocupação com o tráfico de drogas, a violência crescentes e a ociosidade dos jovens. As informações que temos é que após o pedido de remoção do Tenente Felipe Cerqueira (feito por ele mesmo), outros policiais que são muito queridos e bastante competentes em suas ações, também pediram remoção e estarão deixando a cidade de Envira futuramente. Nossa cidade perderá um destacamento de policiais em um momento cru

Há 2 dias jovem em situação grave aguarda regaste aéreo em Envira

Envira - Na última quinta-feira (04), o jovem Adenízio da Silva, mais conhecido como Diezon, se acidentou com uma arma de fogo. De acordo com informações repassadas pelos seus familiares, o jovem encontrava-se em uma embarcação de pesca, onde fazia a limpeza de uma arma de fogo, enquanto acidentalmente acabou apertando o gatilho da arma, que veio a disparar em seu rosto. O jovem encontra-se internado na Unidade Hospitalar do Município de Envira aguardando sua transferência para a Capital, familiares informam que ele encontra-se com a bala ainda alojada na garganta, com ferimentos graves no trato respiratório e com grande dificuldade de respirar. A família informou que desde o momento que o jovem deu entrada no hospital a equipe médica comunicou a gravidade da situação que o jovem se encontra, e que tem buscado contato com os gestores municipais solicitando ajuda, mas não tem conseguido uma resposta exata sobre quando ocorrerá a transferência do mesmo. 

Em Eirunepé-AM, PMAM captura foragido do Sistema Prisional de Envira

Indivíduo de 29 anos foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia de Eirunepé Eirunepé - Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policia Militar - CIPM, apreenderam por volta das 20h, desta terça feira (07), um meliante de 29 anos que encontrava-se foragido do Sistema Prisional de Envira, o mesmo estava escondido em uma residência no bairro de São Domingos. Os policiais detiveram o foragido após recebimento de várias denúncias informando que o mesmo se encontrava escondido na residência. Após investigação foi confirmado a denúncia, o mesmo foi preso pela guarnição da 1ª CIPM e em seguida encaminhado ao 7º DIP-AM.